Sonny Boy Williamson - Nascido Alec Ford em 05 dezembro de 1899 (segundo ele), em 1912 (de acordo com os dados do censo descoberto pelo pesquisador David Evans), ou em 11 de março de 1908 (de acordo com sua lápide). Alec Ford logo assumiu o sobrenome de seu padrasto Miller, e por razões que ninguém nunca explicou o primeiro nome de Rice.
Assim começa a história desse sujeito chamado Rice Miller, que saiu de entre as pernas de sua mãe na Sara Jones Plantation em Tallahatchie County, no Mississipi. E que mais tarde iria encontrar a fama com o nome Sonny Boy Williamson, muitas vezes, com o sufixo II para distingui-lo de John Lee "Sonny Boy Williamson", cujo nome ele achou vantajoso adotar.
Confuso? Vamos ver se não pode complicar ainda mais a história. O jovem Rice cresceu em torno das plantações, trabalhando nos campos com seu padrasto, Jim Ford e sua mãe Millie. Aprendeu a tocar gaita, e pelo início dos anos 30 partiu para ganhar seu sustento como um músico. Nesses anos de vacas magras da primeira grande depressão econômica americana, Rice Miller em diversas viagens iria cruzar, e muitas vezes tocar com diversos bluesmen como Robert Johnson, Junior Robert Lockwood, Elmore James, Houston Stackhouse, Robert Lee McCoy e fazer parcerias, como a realizada com seu famoso irmão na lei Chester Arthur Burnett também conhecido como Howlin ' Wolf, a quem ele ensinou a tocar a gaita. Ele tocou nas ruas, nas esquinas pelo país, e assim desenvolvendo um repertório enorme de melodias e talentosas performances, como a façanha de tocar duas gaitas ao mesmo tempo, sendo uma na boca e outro no nariz.
Em 1941, ele foi abordado pela Companhia King Biscuit Flour para promover os seus produtos através de um programa de rádio pelas manhãs na emissora KFFA na cidade de Helena, Arkansas. Para agregar valor à sua parceria de celebridades,
Miller ganhou o apelido de Sonny Boy Williamson, o mesmo nome do já mencionado John Lee Williamson, que então vivia em Chicago e gravava para a Bluebird Records, sob a tutela de Lester Melrose. John Lee (agora chamado de Sonny Boy Williamson I, ou # 1 para distingui-lo do seu pretendente) foi uma das maiores estrelas do blues da época, os quais muitas vezes em conjunto com Big Joe Williams e / ou Yank Rachell a partir de 1937 já tinha marcado o blues com muitas composições e versões, como Good Morning Little Schoolgirl, Bring Me Half Pint, Bluebird Blues, Sloppy Drunk, e outras. Quando ele descobriu que alguém em Arkansas estava usando o nome dele, John Lee tomou a ação jurídica, que não deu em nada, pois a defesa de Rice Miller alegou que ele estava chamando a si mesmo de "Sonny Boy Williams", e não “Sonny Boy Williamson” (malandro é malandro...mané é mane). É claro, os fãs mais blues na época pronunciavam Williams como Williamson, e o caso foi encerrado no tribunal. John Lee Williamson iria se vingar mais tarde gravando sua própria versão de King Rice Miller Biscuit Stomp, uma atitude que iria complicar ainda a mente de todos em relação a nomes, e quem é quem.
Miller ganhou o apelido de Sonny Boy Williamson, o mesmo nome do já mencionado John Lee Williamson, que então vivia em Chicago e gravava para a Bluebird Records, sob a tutela de Lester Melrose. John Lee (agora chamado de Sonny Boy Williamson I, ou # 1 para distingui-lo do seu pretendente) foi uma das maiores estrelas do blues da época, os quais muitas vezes em conjunto com Big Joe Williams e / ou Yank Rachell a partir de 1937 já tinha marcado o blues com muitas composições e versões, como Good Morning Little Schoolgirl, Bring Me Half Pint, Bluebird Blues, Sloppy Drunk, e outras. Quando ele descobriu que alguém em Arkansas estava usando o nome dele, John Lee tomou a ação jurídica, que não deu em nada, pois a defesa de Rice Miller alegou que ele estava chamando a si mesmo de "Sonny Boy Williams", e não “Sonny Boy Williamson” (malandro é malandro...mané é mane). É claro, os fãs mais blues na época pronunciavam Williams como Williamson, e o caso foi encerrado no tribunal. John Lee Williamson iria se vingar mais tarde gravando sua própria versão de King Rice Miller Biscuit Stomp, uma atitude que iria complicar ainda a mente de todos em relação a nomes, e quem é quem.
Miller na rádio foi um sucesso, e logo a King Biscuit nomeou seu fubá como Sonny Boy, com um desenho de Rice Miller em cada saco. É caro leitor (a), o marketing naquela época já comia solto! Dizem que você ainda pode comprar este produto com a mesma embalagem, e dizem que o produto faz bons bolinhos de milho!
Em 1951, Miller assinou contrato com Lillian McMurray da Jackson Record, no Mississippi, com o apoio de músicos como Willie Love (piano), Elmore James e Joe Willie Wilkins (guitarra) e Joe Dyson (bateria). E fez a sua primeira sessão em janeiro daquele ano. Foi impresso um vinil de 78 RPM com as músicas Eyesight To The Blind b / w Bout Crazy’ You Baby, mas poucas pessoas ouviram Bout Crazy’ You Baby neste disco. Isso porque, após a prensagem inicial, um incêndio destruiu as fitas e os carimbos de metal e tiveram que regrava-las, mas, sem a presença de Elmore James.
Vários anos depois, George Paulus da Barrelhouse Records escreveu um artigo a respeito, onde, de acordo com ele, as primeiras versões dessas músicas são muito superiores à segunda prensagem, e pode ser distinguido por uma etiqueta vermelha profunda e a matriz # 's DR1-15/16 nos sulcos. Na época poucos colecionadores sequer sabiam da existência desta versão original. O mais comum de se encontrar nos discos da segunda prensagem é o selo roxo da RDC 15/16-2 esculpidas na saída para os sulcos. Eu imagino que a primeira prensagem nunca foi reeditada (se eu estou errado, por favor, me corrijam). Bout Crazy 'You Baby é um rock, a frente de seu tempo, que mostra o estilo de gaita percussiva de Miller mais os identificáveis piano martelados de Willie Love. Em julho do mesmo ano, outra sessão foi realizada em Jackson, Mississippi, mas nenhuma dessas músicas foi lançada.
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